Você se Lembra?

Você se Lembra?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Santarém: Praça Rodrigues dos Santos, 1973


Praça Dr. Rodrigues dos Santos: A Praça Dr. Rodrigues dos Santos foi das que teve maior número de denominações. entre nomes oficiais e não oficiais. Vamos começar pelos não oficiais, partindo dos primórdios de nossa História. Era lá, onde hoje é a Praça Rodrigues dos Santos que ficava o agrupamento principal dos índios Tupaius ou Tapajós, quando aqui chegou o fundador de Santarém, o padre João Felipe Bettendorf. Era um grande quadrilátero aberto na mata e que os índios denominavam de Ocara-Açu, que quer dizer Terreiro Grande.

Como foi lá que Bettendorf construiu a primeira igreja, que foi dedicada a Nossa Senhora da Conceição, os próprios índios mudaram o nome Ocara-Açu para Tupana-Ocara, Que quer dizer Terreiro de Deus. Com passar dos anos, conforme algo importante ocorresse no local, os nomes iam mudando. Esses nomes não oficiais foram: Largo das Amendoeiras, Largo do Teatro, Largo da Usina, Praça das Missões, Praça do Congresso e até recentemente Praça do Cruzeiro.

Esses nomes não eram oficiais, mas era por esses apelidos que a praça ere denominada pelo povo da cidade. Agora, quando aos nomes oficiais foram: Praça da Imperatriz, ao tempo do Império. Com a queda da Monarquia, ocorrida em 1889, a praça teve seu nome mudado para Praça da República, e assim foi até 1926. Em 25 de novembro de 1926 veio a falecer o ilustre santareno Dr. Manoel Waldomiro Rodrigues dos Santos e no ano seguinte (1927) à Praça da república foi dado o nome de Praça Dr. Rodrigues dos Santos, nome oficial que permanece até nossos dias. Até agora foram oito os nomes não oficiais e três os oficiais. Onze denominações, portanto, para um mesmo local.

É bom lembrar que foi lá que nasceu a nossa cidade de Santarém. Em 1967 o Prefeito Elias Pinto colocou lá uma estátua de corpo inteiro e no tamanho natural do Brigadeiro Haroldo Veloso, que, anos depois, foi de lá retirada. Não sei qual o destino que deram a essa estátua.

Texto: Livro Santarém Logradouros Públicos de Wilde Dias da Fonseca.

Um comentário:

  1. http://www2.fab.mil.br/cpbv/index.php/ultimas-noticias/112-estatua

    ResponderExcluir