Você se Lembra?

Você se Lembra?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Santarém: Praça Barão de Santarém, 1945


Praça Barão de Santarém: A Câmara Municipal, que funcionava em prédio alugado, desejava construir sua própria sede, depois que Santarém foi elevada à categoria de cidade em 1848.

Encomendado o projeto, o engenheiro que o elaborou sugerio sua construção para além do morro da Fortaleza, no sentido Leste, argumentando que ali o clima era mais ameno, além de forçar a cidade a expandir-se para aqueles lados. Houve protesto, pois achavam que, além do morro da Fortaleza era mato, não havendo ainda a cidade chegado até lá, não existindo, por tanto, o bairro da Prainha. Mas prevaleceu o bom senso. Os vereadores aceitaram a sugestão lógica do engenheiro e mandaram abrir um quadrilátero na mata e lhe deram o nome de Praça da Municipalidade, iniciando imediatamente a construção da Intendência (Prefeitura), isto em 1853.

Com a morte do Barão de Santarém, ocorrida a 16 de agosto de 1882, uma Lei  Municipal foi sancionada dando à Praça da Municipalidade o nome  de Praça Barão de Santarém, com caráter de perpetuidade.

A Praça é também conhecida popularmente como Praça de São Sebastião, por ficar ali a então capela, hoje Matriz de São Sebastião.

Obs foto: Aparecem, a antiga capela de São Sebastião, o correto, o Obelisco e a antiga Prefeitura.

Foto: Extraída Página Social de Sidney Canto.

Texto: Livro Santarém Logradouros  Públicos de Wilde Dias da Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário