Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Santarém: Colégio Santa Clara

Colégio Santa Clara, década de 40.

Sob a iniciativa de Dom Amando Bahlman e da Madre Imaculada de Jesus, o colégio Santa Clara começou a funcionar em 1910 em uma casa alugada na rua Floriano Peixoto, próximo à Travessa dos Mártires, inicialmente como um pequeno orfanato para meninas de seis a dezoito anos de idade, tendo como professores, as pioneiras da congregação das irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Com o aumento do número de internas e noviças, o orfanato da rua Floriano Peixoto tornou-se pequeno demais e Dom Amando Bahlman mandou construir um pequeno convento, no atual bairro da Aldeia, próximo à Igreja de São Raimundo Nonato, denominado "Convento de Nossa Senhora de Lourdes".

A pedra fundamental do atual edifício do Colégio Santa Clara foi lançada no dia 15 de Agosto de 1913 na esquina da Barão do Rio Branco com a avenida São Sebastião. Com o passar dos anos,  a estrutura do prédio foi alterada, e ao lado do colégio foi construída a capela de Nossa Senhora de Lourdes.

Décadas depois, o colégio aboliu o sistema de orfanato passando a funcionar apenas como colégio para moças. Em 1934, iniciou um curso Normal Rural, que em 1939 foi substituído pela Escola Normal. Até 1978 funcionou como curso pedagógico. Em 1994 passou a atender também a clientela masculina sendo considerado umas das maiores tradições da terra santarena.

Foto e Texto: Padre Sidney Canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário