Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Santarém: Colégio Santa Clara

Colégio Santa Clara, década de 40.

Sob a iniciativa de Dom Amando Bahlman e da Madre Imaculada de Jesus, o colégio Santa Clara começou a funcionar em 1910 em uma casa alugada na rua Floriano Peixoto, próximo à Travessa dos Mártires, inicialmente como um pequeno orfanato para meninas de seis a dezoito anos de idade, tendo como professores, as pioneiras da congregação das irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Com o aumento do número de internas e noviças, o orfanato da rua Floriano Peixoto tornou-se pequeno demais e Dom Amando Bahlman mandou construir um pequeno convento, no atual bairro da Aldeia, próximo à Igreja de São Raimundo Nonato, denominado "Convento de Nossa Senhora de Lourdes".

A pedra fundamental do atual edifício do Colégio Santa Clara foi lançada no dia 15 de Agosto de 1913 na esquina da Barão do Rio Branco com a avenida São Sebastião. Com o passar dos anos,  a estrutura do prédio foi alterada, e ao lado do colégio foi construída a capela de Nossa Senhora de Lourdes.

Décadas depois, o colégio aboliu o sistema de orfanato passando a funcionar apenas como colégio para moças. Em 1934, iniciou um curso Normal Rural, que em 1939 foi substituído pela Escola Normal. Até 1978 funcionou como curso pedagógico. Em 1994 passou a atender também a clientela masculina sendo considerado umas das maiores tradições da terra santarena.

Foto e Texto: Padre Sidney Canto.

2 comentários:

  1. Eu estudei nesse colégio que amo tanto e venero pelo ensino, que, espero que esteja com a mesma qualidade de antes; pois atualmente a educação no País está um fiasco e mesmo nas grandes escolas dos grandes centros não se aprende como antes, principalmente como no Santa Clara, ou mesmo nas escolas da região do baixo e médio Amazonas.
    Orgulho de ter sido Santa Clara.

    Maria Glaucilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada mãe ficou internada nesse colégio como ela falava muito bem desse colégio,e meu sonho conhecer esse monumento histórico

      Excluir