Você se Lembra?

Você se Lembra?

domingo, 26 de maio de 2013

Cartão postal do navio "Santarém"


Navio Santarém

Neste cartão-postal raro editado pela Compagnie Générale Transatlantique, da França, o navio aparece com o nome "Santaren", afrancesado. Trata-se do Santarém, incorporado em 1917, após o término da Primeira Guerra Mundial, à frota da armadora estatal Lloyd Brasileiro, como presa de guerra. Antes o navio era o alemão Eisenach, da frota do Norddenstcher Lloyd, o Lloyd Alemão, lançado ao mar nos estaleiros de Bremen no dia 23 de junho de 1909. Logo no início da guerra, em 1914, o navio se refugiou no porto de Recife, ficando inativo até 1917. Com a bandeira brasileira, logo foi alugado ao Governo Francês, quando navegou entre Marselha e Nova York. Este cartão foi postado no dia 21 de março de 1921 no porto de Beirute, no Líbano, com mensagem em francês. Em 1922 o navio foi devolvido ao Lloyd Brasileiro. Em 1947 foi novamente alugado, desta vez à armadora Italia di Navigazione. Em 1960 foi demolido no Rio, e seu aço vendido à Companhia Siderúrgica Nacional. 



12 comentários:

  1. Minha Sogra Sigrid May e Dna. Helga viajaram da Alemanha para o Brasil neste navio, em 1948.

    ResponderExcluir
  2. Meus pais, eu e irmãos viajamos de São Luis MA para o Rio de Janeiro nesse navio. Meu pai me disse que ouviu do Capitão que seria aquela, a última viagem do Santarém em 1952.

    ResponderExcluir
  3. Minha familia,Mae e meus tres iaos viajamos do TiojPara Bel neste navio caramba da medo.

    ResponderExcluir
  4. Este é o navio que veio meu marido Horst em 1924, então com 4 anos, saindo do porto de Hamburgo na Áustria vindo a aportar em Santos SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ledo engano eu Horst Mitteregger, vim para o Brasil em 1948 então com 4 anos

      Excluir
    2. Neste navio Santarém vieram em 1948 ao Brasil minha Mãe Maria, meu irmão João Ricardo e eu Horst Mitteregger

      Excluir
  5. Neste navio eu com meses de idade , com meus pais viemos de Hamburgo ao Rio de Janeiro (jun.47) . I. Reichert

    ResponderExcluir
  6. Neste navio veio minha bisavó de Portugal junto com mais 3 filhos, desembarcaram no porto de Santos no dia 29/11/1927 as 15 e 20 da tarde!

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe veio de Natal para o Rio de janeiro com 5 filhos pequenos o comandante apelidou de mulher de 5 filhos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Busco imagens do "Santarém" para publicar em um livro. Você dispõe do cartão-postal? Eu teria interesse em reproduzi-lo em alta resolução. Aguardo seu contato. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Nesse navio ,viemos eu, meu pai e minha mãe grávida de mim de oito meses (não paguei passagem ) chegamos nov/ 1947 se alguém mais tiver algo sobre esse navio posta. Mario M Panelli Viemos da o italia

    ResponderExcluir
  10. Se não existiram dois navios, oriundos da Primeiea Guerra Mundial, com o mesmo nome, meus pais imigraram do sertão do Nordeste - Ceará- para São Paulo, na década de 50 nesta embarcação.

    ResponderExcluir