Você se Lembra?

Você se Lembra?

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Navio Lauro Sodré

Houve um tempo em que navios fabricados na Europa ligavam Belém a toda a grande região da Amazônia. Dentro, a classe popular em suas redes convivia de maneira pacífica com a classe executiva em seus camarotes, salas de leitura e restaurante. Parte deles naufragou nos rios, parte virou ferro velho, condenando ao esquecimento um capitulo muito especial na história desta terra.   
Os navios da chamada Frota Branca, eram as jóias mais especiais da Enasa (Empresa de Navegação da Amazônia). Foram os mais luxuosos e velozes que já passaram por aqui, Todos eles construídos em Amsterdam na Holanda. Tinham capacidade para transportar 500 passageiros, na classe popular e na classe especial.
Foram eles os melhores que já passaram pela Amazônia.








 Fotos: Viagem à Amazônia - Líbero luxardo

5 comentários:

  1. Hoje tenho 72anos de idade. Na manhã do dia 30/04/1970 no antigo galpao mosqueiro e Soure iniciei minha trajetória como marítimo.viagem Belém, Manaus até Porto Velho.Cmt.Ivo,que na viagem conheceu a inglesa Mariana que era uma das passageiras, na mesma viagem já se casaram e foram morar na Inglaterra (creio que em Londres ),muitos anos depois voltei a trabalhar junto ao mesmo na Frota Amazônica,me falou que havia separado. Chefe de máquinas Adir Bezerra, segundo maquinista Sebastião Macedo e taifeiro paioleiro Chico,mais conhecido como periquito(aqui peço desculpas pois não lembro o sobre nome dele).passei 46 anos como trabalhador marítimo, hoje tô afastado do trabalho a cerca de 2 anos devido problema cardíaco,aposentado mas ainda vinculado a Transpetro. Aos meus colegas daquela época e de outras viagens que já se foram, paz muita paz às suas almas, aos que continuam no trabalho um forte abraço de amizade sincera.Iniciei como Carvoeiro e terminei como Eletricista.Boas LEMBRANCAS. ELT.Sinval Braga de Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. O embarque foi no Navio Lauro Sodre. Em Belém do Pará, onde continuo residindo no mesmo endereço no bairro da Pedreira.Elt. Sinal.

    ResponderExcluir
  3. Gente, como e onde foi o naufrágio do Navio Lauro Sodré??

    ResponderExcluir
  4. Preciso saber como e onde foi o naufrágio do Navio Lauro Sodré!!

    ResponderExcluir