Você se Lembra?

Você se Lembra?

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Navios da Frota Branca (SNAPP, ENASA) Navio Leopoldo perez

O Jornal - sexta-feira, 9 de Abril de 1954

Estão sendo construído em estaleiro da Holanda 12 navios que se destinam a renovar a frota mercante que serve á Amazônia, sob responsabilidade da SNAPP. A primeira dessas unidades será lançada no tráfego, entre julho a agosto do decorrente ano. Em contato com a reportagem, o comandante Edir Carvalho Rocha diretor geral do órgão em apreço, informou que, dos navios que estão sendo construído, um terá 1.300 toneladas e se destina á linha Belém, Mosqueiro e Soure, na ilha do Marajó.

Esse navio, que será batizado com o nome de "Presidente vargas ", é um dos mais modernos do mundo, equipado com dois motores "Sulzer", de 1450 cavalos cada um é desenvolver a velocidade de 21 milhas. Transportando 750 passageiros em poltrona tipo "Pullman" e possui um bar-restaurante com ar condicionado. Os porões estão preparados para transportar caminhões e pequenos tratores, objetivando-se o desenvolvimento da lavoura na  ilha do Marajó. 

Finalmente, trata-se de uma embarcação aparelhada para transportar com toda segurança e conforto, os passageiros de Belém a Mosqueiro em 50 minutos, e de Belém a Soure, em 3 horas. O "Presidente vargas " entrará em tráfego em setembro outubro próximo. 

O segundo tipo de embarcação é de 1.500 toneladas, e em número de quatro. 








A primeira da série, que recebeu o nome de "Leopoldo Perez" em homenagem ao deputado amazonense já falecido, deverá entrar em tráfego no próximo mês de julho ou, o mais tardar,  em princípio de agosto. As embarcações desse tipo terão motor de 1.200 cavalos de força e desenvolverão a velocidade de 13 milhas e meia. Foram cuidadosamente projetadas, tendo em  vista as condições amazônicas, tanto de clima como de navegabilidade das vias fluviais, e as especiais condições locais.  Nessas embarcações do tipo "Leopoldo Perez", não transportaremos mais gado em pé,  para o consumo da tripulação e dos passageiros, pois todas elas dispõem de ótimos frigoríficos.

Fotos inéditas do Navio Leopoldo Perez no estaleiro da Holanda. 

Um comentário:

  1. Fazemos uma viagem Belem Manaus en Out de 1971. Longinquos tempos

    ResponderExcluir