Você se Lembra?

Você se Lembra?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Santarém: Avenida São Sebastião







Avenida São Sebastião, década de 40.

Paralela à Rui Barbosa, vem a São Sebastião. Ela foi chamada Rua Novo Mundo, mas depois recebeu o nome de Avenida São Sebastião, pelo fato de ela ter seu início às proximidades da antiga capela do Santo Padroeiro do Bairro da Prainha. Ao ser traçada a Avenida São Sebastião pelo engenheiro agrimensor Dr. Anísio Chaves, surgio um problema. Como já existia o cemitério de Nossa Senhora dos Mártires, parte dele teve que ser recuado para não quebrar o traçado da nova avenida. Houve clamores porque algumas sepulturas ficaram do lado de fora e tiveram de ser demolidas. Foi uma barra pesada para o Prefeito ( ou Intendente ) daqueles tempos. Predominou, contra os clamores, o bom senso e a "São Sebastião" não teve o seu traçado prejudicado.

Obs foto: Nesta época só existiam três prédios na Av. São Sebastião, O hospital São José ao fundo (hoje colégio Dom Amando), o Convento São Francisco, e o orfanato Santa Clara (que não aparece na foto).

Foto: Extraída da Página Social de Sidney Canto.

Texto: Livro Santarém Logradouros Públicos de Wilde Dias da Fonseca.

4 comentários:

  1. boa noite eu gostaria de saber se nestas sua fotos antigas de nossa santarem vc tem alguma do saudoso manoel de jesus moraes pois este que muito fez por santarem

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me, perfeitamente, dessa rua, no passado, arborizada com frondosas mangueiras. A garotada se divertia jogando bola sob a sombra dessas árvores generosas. Produziam deliciosas mangas, as quais eram derrubadas a pedradas ou buscadas por longas varas. Muitos meninos as escalavam para sacudir os seus galhos de onde caiam uma grande quantidade dessas frutas.

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostaria muito de ver uma foto de Manoel de Jesus Moraes. Trabalhei na Prefeitura de Belém, quando o prefeito era Hélio Gueiros e muitas vezes lembrei dele (o seu Moraes). Vera Lucy Canto o sr. a conhece?

    ResponderExcluir