Você se Lembra?

Você se Lembra?

domingo, 2 de dezembro de 2012

História do São Raimundo Esporte Clube

O São Raimundo Esporte Clube é uma agremiação esportiva de Santarém, uma das principais do estado do Pará. Fundado no dia 9 de janeiro de 1944. Com a decadência e desativação do Vasco da Gama, fundado em 1932, que teve como seu último presidente o senhor Odorico Reis de Almeida, surgiu em 1942 o Alegria Esporte Clube (uma alusão a Rua da Alegria), desarticulado no ano seguinte quando foi transformado em Santa Cruz Esporte Clube, de vida curta, e logo sucedido pelo São Raimundo Esporte Clube, no dia 9 de janeiro de 1944, num amistoso contra o selecionado de uma comunidade localizada as margens da rodovia Everaldo Martins. No momento de sua inscrição, um de seus sócio-fundador, o Sr. David Natanael ao invés de escrever o time como "São Brás" inconscientemente escrevera como São Raimundo. O uniforme, a princípio predominantemente na cor branca, além da influência dos uniformes oficiais do Santos Futebol Clube, de São Paulo e da própria Seleção Brasileira, se tornava mais fácil adquiri-lo no mercado da época. A sede provisória passou a ser a residência do próprio Odorico Reis Almeida na atual Rua 24 de Outubro, local da fundação.

São Raimundo Esporte Clude 1957

Neste mesmo ano, o São Raimundo enfrentaria pela primeira vez o seu principal rival, o São Francisco, no campo "O Poeirão" onde hoje se localiza o Colégio Batista. No Confronto, o time azulino levou a melhor, com o placar de 5 a 3. O time do pantera que participou do primeiro clássico Rai-Fran da história foi: Gerson; Valdomiro e Nezinho; Valdemarinho, Moacir e Francisco Nascimento; Manezinho, Tapioca, Domingos Rock; David Natanel e Ceci Nascimento.

São Raimundo Esporte Clube 1978

No dia 15 de janeiro de 1950, a Pantera conquistou seu primeiro título ao vencer o Campeonato Santareno de 1949 em cima do América por 1 x 0. Nos anos 50, os ídolos do clube eram Belêlêu e Enéas, que encantaram a torcida alvinegra. 

Enéas e Belêlêu em jogo do São Raimundo

Por ocasião da disputa do Campeonato Santareno de 1957, quanto o São Raimundo voltou a ser campeão, o locutor Elias Pinto, torcedor e fundador do time, através do microfone da Rádio Clube, passou a denominá-lo de “O Pantera Negra”.  
                                       

5 comentários:

  1. Prezado Ignacio Ubirajara, é possivel citar os nomes dos jogadores da primeira foto.
    os dois que estão sentados a direita e que está em pé a diretoa do Dr.Everaldo Martins.
    Me lembro desses jogadores,mãos não me lembro dos nomes.
    abraços
    Emerildo Bentes Pereira

    ResponderExcluir
  2. O primeiro sentado ao lado direito do Dr.Everaldo Martins é Pedro Olaia, o goleiro é o famoso Surdão. Os outros jogadores irei pesquisar para lhe informar melhor.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, só para informação esses dois jogadores ai eram idolos no são raimundo de manaus e não no São Raimundo de Santarém

    ResponderExcluir
  4. Em pé atrás do manoel maria é walkirio

    ResponderExcluir