Você se Lembra?

Você se Lembra?

quarta-feira, 26 de março de 2014

Santarém: O Mirante do Tapajós

O Mirante do Tapajós: Era lá ficava a extinta Fortaleza do Tapajós. Na década de 1950, o Padre Manuel Rebouças Albuquerque mandou fazer, às suas expensas, um busto em bronze de Frei Ambrósio Philipsenburg, de quem foi discípulo. Esse busto depois foi colocado pela Municipalidade na pracinha anexa à Praça Monsenhor José Gregório ( em frente ao Centro Recreativo ), a cuja pracinha foi dado o nome de Bulevar Frei Ambrósio.

Aproximadamente vinte anos mais tarde, como houvesse sido construída uma praça em frente ao Colégio Frei Ambrósio ( considerando como "frente" o lado que dá para o rio), decidiram transferir para ali o busto do ilustre franciscano. Isto foi feito em noite festiva, com desfile transportando o busto do frade para o novo local. Presidiu o ato, além de autoridades municipais, o Bispo Dom Tiago Ryan. Eu, por ter sido discípulo de Frei Ambrósio e ex-aluno do "Frei Ambrósio", fui convidado para ser o orador oficial do ato solene. A parti dali, a pracinha foi dado o nome de Mirante do Tapajós, pelo fato de que, dali, se descortina, com maior amplitude, o belíssimo espetáculo do encontro dos rios rios: Tapajós e Amazonas.

Texto: Santarém, Logradouros Públicos de Wilde Dias da Fonseca

3 comentários:

  1. Qual a dimensão (metragem) da Praça do Mirantes de Santarém..

    Desde já Obg.

    ResponderExcluir
  2. Meu tio querido,padre Manuel Albuquerque, Deus o tenha no Reuno da Glória juntinho a Virgem Maria a wuem tanto amou aqui na terra e com certeza A ama mais ainda no Céu.

    ResponderExcluir
  3. Meu tio querido,padre Manuel Albuquerque,que Deus o tenha em bom lugar.

    ResponderExcluir