Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Assim se Voava na Amazônia

Deu no jornal folha do norte, de Belém, no dia 23 de junho 1940:

Chegou a Belém, hoje, o "Yankee clipeer", gigantesco avião de passageiros da Panamerican Airways

Inesperadamente amerrisou hoje, pelas 7:30 da manhã, no aeroporto da Panair, à Av: Marechal Hermes, o gigantesco e luxuoso transatlântico do ar "Yankee Clipper",da Pan American Airways System, o qual foi obrigado a demandar esta base para proceder a alguns reparos de que carecia com urgência, ao que ouvimos, em um dos seus motores, ficando de prosseguir viagem com destino a Nova York amanhã, pela manhã.

O hydro-avião, cujo aviso de sua escala, neste porto, só fóra recebido ás 3 hs. da madrugada de hoje, não permitindo ser noticiado, como acima referimos, procede de Lisbôa, deonde alçou vôo a 21, ás 5,30 da manhã, via boloma, na Guiné Portugueza, desta escala prosseguindo viagem directa a Port of Spain, nessa rota desviou, demandando a nossa capital.

O moderno aparelho, de que já nos temos ocupado, é comandado pelo Cap. Nolan, integrando-lhe a tripulação, ainda, nove oficiais e um comissário, ou sejam, onze homens da guarnição.

Procedentes de Lisbôa, em trânsito, em trânsito para Nova York, conduz os seguintes passageiros: David Bruce, Russel A. Osmun, Charles E. Loucks, Vernom E. Richard, David N.W. Grant, Bruce C. Clark, Stales mead, Gertrud S. Tripp, Ernest Shatlock, Adrianus Pelt e William Johal Gell.



Fonte: Manuel Dutra

3 comentários:

  1. este avião e du caralho,muito bom eu não sabia que na decada de 40 existia esse tipo de avião de 3 andares, como o se humano evoluiu

    ResponderExcluir
  2. um desse ja passou por santarem sim ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anônimo eu acho que não, Só passou por Belém para fazer reparos tecnicos com urgencia como diz a reportagem.

      Excluir