Você se Lembra?

Você se Lembra?

sexta-feira, 11 de maio de 2012

“Inri Cristo” agitou a cidade de Santarém. Louco, profeta ou enganador? 1981


Há muito tempo, aqui em Santarém, um psicopata trajando uma túnica romana e com o livro “QUO VADIS” sob os braços, saia pelas ruas dizendo se encarnar no imperador romano “NERO” era filho da terra, deve ter, de todo modo, inspirado comentários, gracejos e quem sabe até interrogações existenciais. No início da semana, um novo “Jesus” chamado “INRI”, andou por aqui pregando, acusando e contestando dogmas rituais. Quer queiram, quer não, louco ou santo, o “INRI” causou um reboliço na pacata Santarém. Aqui mostramos o que pensam algumas pessoas ouvidas a respeito desse “fenômeno”.

-Plínio João Hans (bancário), não sou ateu, mas muito menos ainda, carola. Não acredito cegamente no que dizem por aí, mas também não ponho em dúvida o que os outros dizem, a não ser que tenha elementos válidos e verdadeiros para contestar ou, pelo menos, argumentar. Conforme a história, há dois mil anos houve muita contrariedade com o dito e no não dito “Cristo”, aliás foi pregado na cruz por não fazer aquilo que os da época exigiam que “Ele” fizesse. Os judeus queriam um rei forte, que punisse seus opressores, em vez de força, deram  lhe uma ovelha pacífica e hábil, que não esboçou qualquer gesto de reação contra os opressores seus e de sua raça. Agora surge um novo “INRI”, como se diz chamar, dizendo ser Cristo reencarnado” Quem sou para contestá-lo ou confirmá-lo? Nem posso afirmar que o elemento mente ou fala a verdade com referência a si próprio. O dinheiro que o mesmo recebe é para sua peregrinação, tão somente, ou é para outros fins? Não sei, portanto, não posso afirmar nada. Vi e ouvi pela tv sua entrevista, onde criticou a “podridão” das igrejas, aliás, tem muito religioso ótimo, mas também tem aqueles que permitem um pronunciamento como o acima referido. Ditas tais palavras cabe-me, tão somente dizer-lhe, prefiro deixar o tempo para que o dia-a-dia nos mostre o que é, o que quer, ou ainda, que é o cidadão em questão.

-José Wilson Fonseca (advogado), em resumo, pareceu-me uma personalidade bastante forte, ainda que desequilibrada, com grandes indícios daquilo que os psicólogos chamam de “fixação e assunção de personalidade de outrem”. Entretanto, em que pesem as contradições, diz muitas verdades e é corajoso, e, tendo em vista os padrões de comportamento e de normalidade mental da sociedade moderna, poderia até mesmo ser chamado de louco, místico ou quem sabe megalomaníaco.

-Williams Pereira Campos (comerciante), bem, eu achei uma pessoa simples, inteligente, trazendo em suas palavras a paz, o amor pelo próximo e a simplicidade no modo de viver. Demonstrando que é uma pessoa bastante inteligente e vindo por ordem de “Deus”.

-Lauro de Jesus (agente da Capitania dos portos), eu acho que esse rapaz é um desequilibrado mental, que leu muito a bíblia, e ficou motivado péla beleza de seus versículos, porém, está muito distante às suas imitações. Talvez na sua infância tenha se dedicado bastante ao estudo da bíblia, que chegou ao ponto de tentar fazer aquilo que Jesus fez, mas tudo está acontecendo como está escrito na bíblia que, com o passar dos tempos viriam os falsos profetas.

-Maria de Lourdes de Souza Barbosa (Lourdes Camarão), eu achei que aquele homem é a verdadeira semelhança de Cristo, mas ninguém pode dizer que ele é uma ótima pessoa. Logo após sua chegada eu senti uma coisa estranha no meu corpo, então ele foi logo dizendo que eu não me assustasse que ele estava em peregrinação a mandado do pai. Depois sem que eu explicasse a minha doença, ele foi logo dizendo ao pôr a mão em minha cabeça, você vai ficar boa, tenha fé, agora sinto que estou muito melhor. Mas uma coisa eu digo, ele tem uma coisa que ninguém conseguiu descobrir.

Com voz pausada, corpo esguio e cabelos longos, “INRI CRISTO”, um catarinense que se diz filho de Deus, o próprio Jesus, conseguiu reunir uma grande platéia de curiosos na Praça da Matriz que, entre xingamentos e aplausos, sobraram até enfermos que o seguiram, em busca de um milagre.


De uma coisa todos têm certeza: “INRI CRISTO” é inteligente

-Waldemar Penna (médico), nesse caso eu só posso falar como médico, trata-se de um psicótico esquizofrênico, tipo paranoico.


Fonte: Jornal O Momento - 06 de junho de 1981

4 comentários:

  1. Confira a Revolução que INRI CRISTO realizou dentro da Catedral de Belém-PA http://www.inricristo.org.br/index.php/pt/historia/ato-libertario-1982 .

    E eu te pergunto agora. Você se lembra?

    Saudações.

    Assinoê Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Legal sabe de mais esse detalhe da passagem do FILHO DO HOMEM pelo Pará antes da da maior revolução de todos os tempos ocorrido no interior da catedral da SÉ em Belém do Pará na manhã do domingo 28/02/1982.
    Douglas.

    ResponderExcluir
  3. eu estava la nesse momento com minha avo,e perguntei a ela,se ele e o cristo porque ele vei nesse fusca?

    ResponderExcluir