Estaleiro de Construção Naval e Serraria a Vapor Juca Figueira, de Raymundo A. Figueira. Estaleiro na rua Marechal Deodoro e escritório na rua 24 de Outubro, nº 30, Bairro Aldeia. Construções especiais de casco para lancha a vapor e a motor a explosão; batelões para reboques de lancha; batelões fundo de prato próprio para a navegação pelos rios da Amazônia; batelões para navegação a vela; igarités, botes, canoas, etc. Dispõe de uma ótima carreira para puxar embarcações para conserto.
"O único do gênero, nesta cidade, que possui mecanismo apropriado para o desenvolvimento de construções de embarcações, aparelhamento de maneira com almagem e machiamento, estando todos esses maquinismo instalados em um dos galpões onde funciona o estaleiro, à rua Marechal Deodoro". O único do Baixo Amazonas que foi condecorado com o diploma de honra e medalha de ouro da grande exposição nacional do centenário, realizado no Rio de Janeiro, em 1922.
Texto: Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto.
Obs: O Estaleiro Naval e Serraria a Vapor Juca Figueira foi montado no Bairro da Aldeia no inicio da década de 10 e funcionou até meados dos anos 50.
Nenhum comentário:
Postar um comentário