Você Sabia?
Até 1940, aproximadamente, as ruas acima da Mendonça Furtado eram simples veredas, ainda sem a aparência de uma rua como tal. Em 1942 aqui se instalou, em boa hora, o Serviço Especial de Saúde Pública
( SESP ), fruto de acordo firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América do Norte. Como obra prioritária do SESP, foi iniciada a construção de um hospital, amplo e moderno, em Santarém, em área compreendida entre as duas nascentes avenidas, ainda sem denominação.
Do acordo firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, constava uma cláusula: receberiam os nomes dos dois presidentes signatários do acordo, e assim foi cumprido. À rua da frente do hospital foi dado o nome de Avenida Presidente Vargas e à dos fundos, Avenida Presidente Roosevelt e assim ficou por muitos anos. Mais tarde, creio que por desconhecimento do acordo assinado entre os dois governos, a Presidente Roosevelt teve seu nome substituído por "Marechal Rondon".
Texto: Santarém Logradouros Públicos
Meu nome é Alice Maria Pereira Rocha.Sou filha dessa terra linda que eu amo d+.
ResponderExcluirTudo sobre Santarém me encanta e lembro muito do meu paizinho querido.Diorlando Pereira.Ele trabalhou na loja de tecidos finos A VIOLETA.Ainda guardo na lembrança Santarém de antigamente.Fiquei fascinada com suas publicaçoes,fotos e vídeos.Lindooooo.Agradeço a Deus por pessoas com você que se preocupa em mostras as belezas desta terra abençoada por Deus por todas suas belezas naturais.Se não parecer abuso gostaria de pedir que tudo que você tiver de Santarém de outrora e de atual enviasse para mim pelo meu e mail:alicinha325@hotmail.com ou por Gmail: alicerocha.stm.pa.br@gmail.com.
Obrigada.
Minha tia Maria José Pereira trabalhou por muitos anos no hospital do SESP.Nasci em 1962 e ainda me lembro do hospital.
ResponderExcluirUma pena o nome da Avenida Roosevelt ter sido mudada. Seria interessante a população atual ter a curiosidade de saber o porquê do nome de um presidente estadunidense numa das principais vias da cidade. Mas que essa história não seja esquecida.
ResponderExcluirMinha vó Pereirinha (Maria Pereira) trabalhou por muitos anos neste hospital. Hoje estamos aqui com ela aos 90 anos pesquisando no google sobre o SESP e tendo doce recordaçoes.
ResponderExcluirBruna esse hospital pegou fogo?
ExcluirMinha vó Pereirinha (Maria Pereira) trabalhou por muitos anos neste hospital. Hoje estamos aqui com ela aos 90 anos pesquisando no google sobre o SESP e tendo doce recordaçoes.
ResponderExcluirBom dia, meu nome é Jones Nogueira, sou de Santarém, moro em Manaus, porquê não publicam uma foto da Serra do Indio, no Santarenzinho
ResponderExcluirBoa noite, nasci em Santarém, em 1952. Poderia dar-me dicas de lugares de Santarém a conhecer? Obrigado, meu e-mail rbmocorongo@gmail.com
ResponderExcluirEi nasci nesse hospital em 1989,era maternidade nesse tempo né verdade?
ResponderExcluirEu sou o Ezequias, meu pai era o Sr Benedito Aguiar, que trabalhou 35 anos na FSESP.
ResponderExcluirSeria interessante postar mais notícias do SASP/Santarém
SESP
ResponderExcluirGostaria de saber como faço para localizar a data que um dia dei entrada nesse hospital.
ResponderExcluir