Iniciou o seu trabalho sob a orientação técnica da professora Onésia Pereira de Barros, com treze anos de magistério laureado, na capital de nosso Estado, e com a vice-direção da professora Damáris Silva, recém-formada pela Escola de Trabalhadoras Cristãs de Recife, Estado de Pernambuco. No boletim informativo dizia: "Por defendermos o princípio da liberdade de cons-ciência, será respeitado qualquer credo religioso, filosófico ou político".
A matrícula inicial foi de 248 alunos e os primeiros professores foram: Damáris Silva, Almerinda Pena, Pastor Sóstenes Pereira de Barros e Onésima Barros. Logo se tornou necessário um internato que por muitos anos obrigou jovens que vinham de longe estudar em Santarém.
Em 1952 a "Missão Batista Equatorial" presenteia o colégio com o prédio atual, na Avenida Mendonça Furtado, local afastado do centro a ponto de dar alguma preocupação sobre se tal distância prejudicaria o número de alunos. Nada houve, porém.
A entidade mantedora do IBS é a Convenção Batista do Pará, mas para dinamizar as atividades, foi criada uma Junta Administrativa. De lá pra cá muitas Juntas Administrativas já foram formadas e desenvolveram eficiente trabalho de assessoria real aos diretores da Instituição. Na gestão do Pastor Sóstenes Pereira de Barros o IBS teve um notável surto de progresso. Foi quando o patrimônio se alargou, com a aquisição de terrenos, a vida espiritual da alunada foi carinhosamente tratada, promovendo um crescimento significativo na maneira de buscar a Presença de Deus através de Jesus Cristo. No dia lº de maio de 1984, a convite do Governo do Estado, uma equipe de professores e administradores do Instituto Batista de Santarém organiza e funda o Colégio Álvaro Adolfo da Silveira, o primeiro de Santarém. Sua primeira diretora foi a profª Onésima Pereira de Barros.
Tão grande tem sido, através dos anos, a contribuição do Instituto Batista de Santarém que não se pode esconder o seu entrosamento com a vida santarena. Muitos de seus filhos integram a vida da região, dando de si mesmo para o progresso do Baixo Amazonas e com isso trazem louros e honras sobre o seu colégio.
Até este ano de 2012, já passaram pela direção da escola 19 diretores sendo eles: de 1948 a 1955 Prof. Onésima Pereira de Barros; 1956 Prof. Zulmira Gonzales; de 1957 a 1965 Prof. e Pr. Sóstenes Pereira de Barros, diretor do Curso Ginasial; de 1957 a 1965 a Profª. Rute Pessoa, diretora do Curso Primário; de 1964 a 1966 a Profª Heloisa Pessoa, diretora do Curso Primário; de 1965 a 1968 a Profª Onésima Pereira de Barros como diretora geral da instituição; de 1967 a 1977 a Profª Léa Piza Moreira, como diretora do Curso Primário; no primeiro semestre de 1969 assume a direção geral da instituição o Prof. Osvaldo Silva e Silva e no segundo semestre de 1969 a Profª Onésima Pereira de Barros e continua como diretora geral até o ano de 1973; de 1974 a 1977 assume a direção da escola o Prof. Ebenezer Silveira Coelho; de 1978 a 1986 assume a direção da escola o Prof. Mauricio Gomes Castanho; de 1987 a 1989 a Profª e Missionária Margarida Lemos Gonçalves; no primeiro semestre do ano de 1990 o Pr. Inabel Araújo e no segundo semestre a Missionária Beth Smith até o ano de 1992 e em maio do mesmo ano a direção da escola para a Prof. Léa Piza Moreira que assume a direção da escola até fevereiro de 1994, quando então passa a direção para o Pr. Washington Lima Correa que conduz a direção da escola até o ano 2000; de pois que a escola passou a ter uma Cooperativa como mantenedora, a Profª Dilma Pantoja Williams assume a direção da escola de 2001 a 2005 e desde 2006 está na direção da escola a Profª Railena Queiroz Correa.
Desde o ano de 1948, o colégio já teve 5 nomes, sendo que um deles voltou a ser repetido. Os nomes são: Instituto Batista de Santarém; Ginásio Batista de Santarém; Colégio Batista de Santarém; Colégio Batista Sóstenes Pereira de Barros e hoje Colégio Batista de Santarém.
Desde 1948 até 24 de janeiro de 2001, o Colégio teve como entidade mantenedora a Convenção Batista do Pará. A partir daí é mantido por uma Cooperativa de Educação formada por professores e funcionários cooperados do próprio colégio que tem como objetivo formar cidadãos verdadeiros, comprometidos com valores cristãos, capacitando-os a constituírem uma sociedade mais justa e solidária, reconhecendo em tudo a soberania de Deus. Como presidente desta Cooperativa, temos a Profª Dilma Pantoja Williams como sua primeira Presidente.
Hoje, a filosofia do Colégio Batista de Santarém tem por base princípios cristãos, para alcançar o educando de maneira abrangente no ser e no ter, fundamentado no exemplo do Pedagogo por Excelência, "Jesus Cristo", que ensinou, deu exemplo de vida, foi competente e capaz no exercício do viver diário, respeitando, amando e valorizando o outro sem distinção. Tem como visão empreender todos os nossos esforços no seguimento educacional, indo além da expectativa do cliente e como missão formar cidadãos verdadeiros, comprometidos com valores cristãos, capacitando-os a constituírem uma sociedade mais justa e solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário